Orientação de Defesa
Atualizada em 12/08/21 09:53
Entregar 20 dias antes da defesa:
- Criar uma sala no Google Meet para o dia e horário da defesa;
- Enviar o Formulário interno de Solicitação de Banca;
- Enviar por e-mail (ppgeq.iq@ufg.br) cópia de artigo científico, acompanhado do comprovante de submissão, de aceite ou de publicação em revista indexada com corpo editorial (Qualis CAPES A ou B) na área de Engenharias II envolvendo o trabalho desenvolvido pelo discente;
- Processo no SEI:
- Esperar a secretaria criar o processo no SEI
- Assinar a nomeação de banca:
- Discente
- Orientador
- Anexar autorização da UFG para o depósito da patente, quando for o caso, do trabalho de dissertação desenvolvido pelo discente.
- No dia da banca:
- Os membros da banca assinarem a ata no SEI
Informações Importantes
- A banca titular será composta, além do orientador e do coorientador (se houver), por um membro interno e por um membro externo ao programa (ou seja, no mínimo 3 membros). Será necessária a indicação de pelo menos 1 (um) suplente interno e 1 (um) suplente externo.
- É importante que o orientador ou o discente verifiquem previamente a disponibilidade de todos os membros escolhidos para a data e horário solicitados.
- O aluno deverá entregar exemplares da Dissertação para todos os membros da banca, inclusive suplentes. Verifique a preferência de cada professor por exemplares impressos ou digitais.
- A secretaria enviará ofícios-convite para os membros da banca sete dias antes da defesa.
- Nos dias que antecedem à defesa pública, a secretaria fará a divulgação do evento pelo site do Programa.
- Qualquer alteração na composição da banca ou no título da dissertação deverá ser informada à secretaria.
- Caso haja mudança no título do trabalho, o orientador deve preencher o novo título em espaço a isso destinado no documento de ata no SEI antes da assinatura.
- Em caso de reprovação, os membros da banca devem elaborar justificativa fundamentada por escrito.
- Defesa presencial:
- No dia da defesa o aluno ou orientador deverá comparecer à secretaria no mínimo 30 minutos antes para que o servidor auxilie na organização da sala/auditório.
- A secretaria elabora uma pasta com documentos necessários à realização da defesa (certificados para os membros da banca e lista de presença). A referida pasta será entregue ao orientador e deverá ser devolvida para a secretaria após a defesa.
- Defesa por videoconferência:
- O discente ou o orientador é responsável pela sala de videoconferência, devendo atualizar a secretaria no caso de alguma mudança de endereço.
- Em caso de aprovação, o aluno fará eventuais ajustes solicitados pela banca examinadora, devendo entregar no prazo de 45 dias a versão final da dissertação e seguir os demais passos para expedição de diploma.
- A secretaria solicitará à PRPG a expedição do diploma somente quando o aluno entregar toda a documentação necessária.
- O diploma deverá ser retirado pelo próprio estudante na Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas do CGA – Reitoria (fone: 3521-1120).
- Viagens para membros externos:
- O orientador deverá consultar previamente a coordenação do programa sobre a existência de recursos para passagens e diárias para membro externo de outra cidade. Não havendo recursos financeiros disponíveis, este deverá participar por meio de webconferência.
- Em caso de cancelamento de defesas que envolvam membros externos a menos de 10 dias da data prevista, o orientador deverá fornecer à CPG justificativa por escrito para fins de documentação junto ao SCDP.
- Membros externos que necessitem de passagens e diárias receberão, juntamente com o ofício-convite, formulário de cadastro e de dados necessários para a expedição de passagem/diárias. Esses formulários devem ser preenchidos e encaminhados o mais breve possível, uma vez que a solicitação de passagens via sistema SCDP só é aceita com antecedência mínima de 10 dias antes da data da viagem.
- Membros externos que possuam pendências de prestação de contas no sistema SCDP ou estejam com férias agendadas no SIAPE para o período da banca deverão primeiramente encerrar a referida prestação de contas ou alterar o período de férias no SIAPE para que então possamos proceder à reserva de passagens.
- Os membros externos que necessitem pernoitar em Goiânia deverão fazer reserva em hotel, que será custeada com valor recebido em diárias. Esta secretaria encontra-se impossibilitada de realizar reservas nos hotéis em Goiânia uma vez que esses têm solicitado número de cartão de crédito no ato da reserva. A secretaria envia uma lista com sugestão de hotéis.
- O orientador ou aluno deverá organizar o translado do membro externo entre aeroporto-hotel-UFG.
- Após a viagem, o membro externo deverá encaminhar ao e-mail ppgeq.iq@ufg.br os comprovantes de deslocamento (canhotos ou bilhete eletrônico, de ida e retorno) para fins de prestação de contas, no prazo de 5 (cinco) dias contados da data de retorno.