Orientação de Defesa

On 04/01/19 15:18 Updated at 08/12/21 09:53

Entregar 20 dias antes da defesa:

1. Criar uma sala no Google Meet para o dia e horário da defesa;
  2. Enviar o Formulário interno de Solicitação de Banca;
  3. Enviar por e-mail (ppgeq.iq@ufg.br) cópia de artigo científico, acompanhado do comprovante de submissão, de aceite ou de publicação em revista indexada com corpo editorial (Qualis CAPES A ou B) na área de Engenharias II envolvendo o trabalho desenvolvido pelo discente;
  4. Processo no SEI:
    • Esperar a secretaria criar o processo no SEI
    • Assinar a nomeação de banca:
      • Discente
      • Orientador
    • Anexar autorização da UFG para o depósito da patente, quando for o caso, do trabalho de dissertação desenvolvido pelo discente.
    • No dia da banca:
      • Os membros da banca assinarem a ata no SEI

Informações Importantes

• A banca titular será composta, além do orientador e do coorientador (se houver), por um membro interno e por um membro externo ao programa (ou seja, no mínimo 3 membros). Será necessária a indicação de pelo menos 1 (um) suplente interno e 1 (um) suplente externo.
  • É importante que o orientador ou o discente verifiquem previamente a disponibilidade de todos os membros escolhidos para a data e horário solicitados.
  • O aluno deverá entregar exemplares da Dissertação para todos os membros da banca, inclusive suplentes. Verifique a preferência de cada professor por exemplares impressos ou digitais.
  • A secretaria enviará ofícios-convite para os membros da banca sete dias antes da defesa.
  • Nos dias que antecedem à defesa pública, a secretaria fará a divulgação do evento pelo site do Programa.
  • Qualquer alteração na composição da banca ou no título da dissertação deverá ser informada à secretaria.
  • Caso haja mudança no título do trabalho, o orientador deve preencher o novo título em espaço a isso destinado no documento de ata no SEI antes da assinatura.
  • Em caso de reprovação, os membros da banca devem elaborar justificativa fundamentada por escrito.
  • Defesa presencial:
    • No dia da defesa o aluno ou orientador deverá comparecer à secretaria no mínimo 30 minutos antes para que o servidor auxilie na organização da sala/auditório.
    • A secretaria elabora uma pasta com documentos necessários à realização da defesa (certificados para os membros da banca e lista de presença). A referida pasta será entregue ao orientador e deverá ser devolvida para a secretaria após a defesa.
  • Defesa por videoconferência:
    • O discente ou o orientador é responsável pela sala de videoconferência, devendo atualizar a secretaria no caso de alguma mudança de endereço.
  • Em caso de aprovação, o aluno fará eventuais ajustes solicitados pela banca examinadora, devendo entregar no prazo de 45 dias a versão final da dissertação e seguir os demais passos para expedição de diploma.
  • A secretaria solicitará à PRPG a expedição do diploma somente quando o aluno entregar toda a documentação necessária.
  • O diploma deverá ser retirado pelo próprio estudante na Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas do CGA – Reitoria (fone: 3521-1120).
  • Viagens para membros externos:
    • O orientador deverá consultar previamente a coordenação do programa sobre a existência de recursos para passagens e diárias para membro externo de outra cidade. Não havendo recursos financeiros disponíveis, este deverá participar por meio de webconferência.
    • Em caso de cancelamento de defesas que envolvam membros externos a menos de 10 dias da data prevista, o orientador deverá fornecer à CPG justificativa por escrito para fins de documentação junto ao SCDP.
    • Membros externos que necessitem de passagens e diárias receberão, juntamente com o ofício-convite, formulário de cadastro e de dados necessários para a expedição de passagem/diárias. Esses formulários devem ser preenchidos e encaminhados o mais breve possível, uma vez que a solicitação de passagens via sistema SCDP só é aceita com antecedência mínima de 10 dias antes da data da viagem.
    • Membros externos que possuam pendências de prestação de contas no sistema SCDP ou estejam com férias agendadas no SIAPE para o período da banca deverão primeiramente encerrar a referida prestação de contas ou alterar o período de férias no SIAPE para que então possamos proceder à reserva de passagens.
    • Os membros externos que necessitem pernoitar em Goiânia deverão fazer reserva em hotel, que será custeada com valor recebido em diárias. Esta secretaria encontra-se impossibilitada de realizar reservas nos hotéis em Goiânia uma vez que esses têm solicitado número de cartão de crédito no ato da reserva. A secretaria envia uma lista com sugestão de hotéis.
    • O orientador ou aluno deverá organizar o translado do membro externo entre aeroporto-hotel-UFG.
    • Após a viagem, o membro externo deverá encaminhar ao e-mail ppgeq.iq@ufg.br os comprovantes de deslocamento (canhotos ou bilhete eletrônico, de ida e retorno) para fins de prestação de contas, no prazo de 5 (cinco) dias contados da data de retorno.